Paróquia São Mateus

A Paróquia São Mateus fundada em 1998, está localizada no Setor de Mansões – Sobradinho II e possui 4 capelas: São Lucas (Vila Rabelo); Santo Antônio (Serra Azul); São Marcos (Sansão); e São Rafael (Polo de Cinema).

Sua história se inicia com a devoção de um morador da região, que em 1989 organizou a oração do terço nas casas, em uma época em que não havia luz, água e nem asfalto. Após seu falecimento, os filhos decidiram dar continuidade ao legado do pai e recorreram, em 1992, ao então padre Marcony, pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima em Sobradinho I, para que celebrasse a missa na comunidade. E assim foi feito. As missas eram quinzenais, aos sábados, às 11h, na região do condomínio Verde Vale.

Com o crescimento da comunidade e a vinda de um novo pároco, padre Jeová, foi formada uma Comissão Pastoral responsável por angariar recursos para a compra de um lote, que foi conquistado após muitas rifas e galinhadas. A partir desse momento, inicia-se a construção da capela, ainda vinculada a paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Em 1998, a capela alcança sua autonomia de paróquia, intitulada de Paróquia São Mateus, tendo o padre Carlos Alberto, como primeiro pároco.

A paróquia contou ainda com passagem dos padres Lindomar, Zacarias e Moacyr (atual pároco), e tem ampliado sua estrutura física e pastoral, sendo responsável pelos cuidados de aproximadamente 30 mil pessoas, divididos em 16 comunidades, além de 26 pastorais e movimentos.

2 comentários em “Paróquia São Mateus”

1. Avanira Mendes de Queiroz

Amei conhecer um pouco da história da Paróquia São Mateus da qual faço parte desde janeiro de 2020 atuando na equipe de cantos da Capela Santo Antônio. Paz e Bem!